Livro: A Fina Arte de Lidar com Pessoas / Autor: Ivan Maia
Livro: A Fina Arte de Lidar
com Pessoas / Autor: Ivan Maia
1- "Nenhum ser humano é inútil, pois em último caso ele serve de mau exemplo."
2- "Elogios são para fazer em público, repreensões em particular." 3-
"Um grande segredo de lidar com pessoas, e alterar seus destinos
produtivamente é usar essa ferramenta: sempre que você repreender
alguém, e a pessoa mudar o comportamento para melhor, mesmo que só um
pouco, elogie o novo progresso... Esse tipo de palavra produz alegria
que permite à alma respirar aliviada. Agindo assim você planta
pequeninas sementes, e quando percebe, anos depois, nasceram imensas
sequóias."
4-
"Tudo o que falamos tende a se concretizar, por isso as pessoas sempre
são aquilo que dizemos que são. Isso se aplica a filhos, empregados,
sócios, amigos e circunstâncias variadas." 5-
"Não alardeie seus sucessos, apenas comemore-os com alegria. Em
público, prefira falar sobre as vitórias e conquistas dos outros."
6-
"Quando for ensinar algo, pedir algo, transmitir uma informação ou
contar algo, leve em conta o seguinte: algumas pessoas só entenderão se
você desenhar, para outras você terá que falar pausadamente e caprichar
na riqueza de detalhes, e outras só entenderão se você fizer uma vez com
elas ou deixar que elas façam ao seu lado. Mas se você desenvolver a
habilidade de despertar emoções ao falar, conseguirá entender e ser
entendido por todas elas." 7-
"Se você vai repreender alguém por uum erro, e no passado você já errou
naquele mesmo ponto, comece dizendo o fato, e conte como conseguiu
mudar. Se nunca errou naquele ponto, busque na memória um ponto onde
tenha errado e use o mesmo processo. Quando usamos pequenas palavras de
humilhação de nós mesmos, percebemos como as outras pessoas mudam sua
forma de agir e pensar em relação a nós." 8-
"Quando for dar uma ordem experimente colocar em forma de pergunta.
Seja uma pessoa eficaz no trato com subordinados, filhos ou outras
pessoas. E se você for um líder, seja capaz ao invés de capataz." 9-
"Os maiores líderes da história conheciam e dominavam essa ferramenta:
eles sempre encontravam tempo para se interessar pelas outras pessoas." 10-
"Sempre que perceber que uma nuvem de discussão está se formando,
retire-se do cenário, pois nada de bom pode advir do fato de ficar." 11-
"O grande segredo é jamais falar quando se está nervoso, ou no momento
em que o fato acontece. Enquanto não perceber que a fagulha emocional
negativa não se apagou permaneça em silêncio sobre o fato. Aguarde o
esfriamento mental, que produz lucidez. Quando falar seja franco e
austero se desejar ou se a situação exigir, mas sempre usando a
delicadeza ou a diplomacia. Fazendo isso você jamais se arrependerá,
pois além de não abrir feridas que não poderão ser curadas, os
resultados serão amplos e positivos." 12-
"Incentive as pessoas a falarem sobre os assuntos que são importantes
para elas. Se em alguma ocasião um determinado assunto realmente o
incomodar ou não interessar, diga isso de forma educada, gentil e
sincera, mas uma única vez e sempre acompanhado de um "sinto muito".
Logo a seguir mude de assunto e se abra para ouvir novamente. A outra
pessoa, além de não se magoar ou ressentir, permanece aberta ao convívio
futuro com você." 13- "As palavras se tornam pensamentos, que se tornam sentimentos, que criam resultados." 14-
"Como pessoa, dia-a-dia você se torna aquilo que diz; e como pai, mãe,
professor e líder você torna as pessoas aquilo que diz sobre elas e para
elas." 15-
"O sorriso é a maior arma que existe. Ele beneficia quem o recebe, mas
não tanto quanto o faz para quem o dá. Ele abre portas e amolece até os
mais duros, suaviza ambientes e muda a cor do dia. Uma das maiores e
mais importantes descobertas da psicologia moderna foi a de que a ação
vem antes da sensação." 16-
"Cada vez que você fala com alguém, uma entre duas coisas acontece: ou a
pessoa fica a seu favor ou totalmente contra você. O nosso tom de voz é
o piloto que dirige as outras pessoas, nunca pela razão, sempre pela
emoção. Sendo assim, como falar é muito mais importante do que o que
falar, sempre que for dizer algo pergunte-se primeiro como gostaria que
alguém te dissesse aquilo. É uma ferramenta que jamais falha." 17- "Quando for sua vez de falar use essas regras:
jamais fale o tempo todo;
cuidado para não falar somente sobre o que você gosta;
jamais demonstre ser entendido em algum assunto (ou em todos);
aprenda primeiro a ouvir e depois a escutar realmente.
Quando uma pessoa estiver falando com você:
jamais interrompa;
jamais bloqueie (seja com gestos ou expressões faciais);
jamais demonstre ansiedade, jamais interrompa o fluxo da comunicação."
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