Pages

sábado, 20 de julho de 2024

QUIMIOTERAPIA - INFORMAÇÕES RELEVANTES

 

 

O que pode cortar o efeito da quimioterapia?
Alimentos fritos. Alimentos muito doces. Condimentos, pimentas. Alimentos com odores fortes.
 
 
Como limpar o fígado depois da quimioterapia?
Existem duas coisas que podem ajudar a combater os efeitos colaterais da quimioterapia.
 
 
 A primeira é a silimarina(PLANTA CHAMADA CARDO MARIANO), uma planta que tem a capacidade de inibir a entrada de substâncias tóxicas no hepatócito, que são as células do fígado.

Além da silimarina, também é muito utilizado em pessoas que estão fazendo quimioterapia um aminoácido chamado de metionina. Sua função é ajudar a diminuir o infiltrado de gordura no fígado e, consequentemente, diminuir a perda do apetite.

Fontes de silimarina

A silimalina é extraída de uma planta chamada de Silybum marianum L., composta de flavolignanas.


Fontes de metionina

Alimentos ricos em metionina são principalmente os ovos, leite, derivados de peixe, castanha-do-pará
 
 
Quais os alimentos que amenizam o efeito da quimioterapia?
Sempre prefira o consumo de frutas frescas e higienizadas. Frutas secas também podem ser uma boa opção de lanche.
 
 
Como proteger o fígado durante a quimioterapia?
O Protetor Hepático Para Quimioterapia e Radioterapia 30 Doses, conta ainda com Vitamina B6: também conhecida como cloridato de piridoxina, é convertido em sua forma ativa (pirodoxal 5 fosfato), que atua como coenzima no metabolismo protéico, glicídico e lipídico.
 
 
O que comer para aumentar a imunidade durante a quimioterapia?
Juntamente com o consumo dos probióticos, é necessário incluir diariamente na rotina os alimentos ricos em fibras como frutas, verduras e legumes e os alimentos fontes de polifenóis (resveratrol), encontrado nas uvas, cacau e amendoim, favorecendo e aumentando a quantidade e qualidade das bactérias boas
 
 
Quem tem câncer pode comer frutas Citricas?
As frutas cítricas são grandes aliadas

Você pode apostar em frutas como laranja, kiwi, limão, abacaxi, morango, tangerina e pêssego. Elas também são ricas em fibras e antioxidantes que contribuem para saúde geral do organismo.
Frutas cítricas – limão, laranja e abacaxi, ricas em vitamina C, com ação antioxidante e que ajudam no combate a infecções respiratórias e gripes. 👉 Gengibre – raiz que contém vitaminas B6 e C, além de possuir propriedades bactericidas
 
 
Porque quem faz quimioterapia não pode tomar água gelada?
– Cuidado com a ingestão de alimentos e líquidos gelados. Há alguns quimioterápicos (como a Oxaliplatina) que podem induzir a desagradável sensação de “choques” na garganta ao menos contato com temperaturas frias
 
 
Quanto tempo dura o efeito de uma quimioterapia dentro do corpo?
Isso mostra que a passagem pelo nosso organismo é rápida. Os comprimidos em geral ficam por poucos dias (tamoxifeno 7 dias, anastrozol 2 dias, por exemplo). Os que mais costumam demorar, são os chamados anticorpos monoclonais. (herceptin, por exemplo), que podem permanecer por até alguns meses.
 
 
Qual o melhor suco para quem está fazendo quimioterapia?
Suco de couve, limão e maracujá

Esse suco é rico nas vitaminas C e A, que são antioxidantes, e em ácido fólico, que está presente na couve e que estimula a produção de sangue, prevenindo anemia e fortalecendo o metabolismo.
 
 
Qual a melhor vitamina para quem está fazendo quimioterapia?
Vitamina B6 – é essencial para a produção de anticorpos, metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos – o que contribui para a boa nutrição do corpo – além de ajudar na boa cicatrização após procedimentos cirúrgicos. A vitamina B6, conhecida como piridoxina, é encontrada em abundancia em alimentos de origem animal e vegetal. O composto é responsável pelo metabolismo das proteínas, dos carboidratos e gorduras e ajuda no funcionamento das defensas do organismo. A vitamina B6 também pode ser encontradas em alimentos, como uva, laranja, alcachofra, iogurte, brócolis, couve-flor, milho cozido, leite, morango, queijo cottage, ovo cozido, aveia cozida, semente de abóbora e cacau.
 
 
Como diminuir a fraqueza da quimioterapia?
A prática de exercícios pode regular diversas funções do organismo, e a rotina de sono é uma delas. Um fisioterapeuta pode montar uma sessão de exercícios semanais de forma a auxiliar o paciente a diminuir a sensação de cansaço e fadiga. É indicado, no mínimo, 30 minutos de exercício durante 5 dias semanais
 
 
O que é bom tomar após quimioterapia?
O zinco é um mineral que tem efeito diretamente sobre a produção, maturação e atuação dos leucócitos, que são as células do sistema imunológico. Uma das melhores formas de aumentar a imunidade após a quimioterapia é através da ingestão de zinco.
 
 
Quanto tempo o corpo volta ao normal depois da quimioterapia?
De 7 a 14 dias após o ciclo, a imunidade atinge seu pico mais baixo, sendo esse momento em que o paciente está mais vulnerável e precisando se cuidar! Logo após, a tendência é que o número de neutrófilos volte a crescer e se equilibre dentro de quatro semanas.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.