Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Followers/Seguidores

sexta-feira, 13 de abril de 2018

50 erros de português que você não pode mais cometer




50 erros de português que você não pode mais cometer

Guia prático para não queimar mais o filme em provas, e-mails, redes sociais e vida profissional

 

50 DÚVIDAS DO PORTUGUÊS ESCLARECIDAS

1. Por que/Porque
Para começar, uma confusão que acompanha gerações:
Usa-se "por que" para perguntas, mesmo que implícitas. Exemplos: "Por que ela ainda não chegou?" e "Ele não sabe por que está aqui".
Usa-se "porque" para respostas. Se consegue substituir por "pois", essa é a forma correta: "Não foi trabalhar porque estava doente".



2. Por quê/Porquê
No final de uma frase, seguido de pontuação (exclamação, interrogação, reticências), o correto é "por quê", como em: "Estou chateado. Sabe por quê?".
Já o "porquê" tem exatamente o mesmo sentido de motivo ou razão, por exemplo: "Não sabia o porquê de tanta pressa".
3. De segunda a sexta (certo)/De segunda à sexta (errado)
Outro elemento de confusão frequente, a crase pode ser explicada como a junção de duas letras em uma só: a preposição "a" e o artigo feminino "a". Então, se você tenta ler uma sentença com "a a" e não faz sentido, provavelmente não há crase. Logo, o correto é "de segunda a sexta".
4. A prazo (certo)/À prazo (errado)
Como no caso anterior, a leitura com "a" duplicado não faz sentido. Além disso, não se aplica a crase antes de substantivos masculinos, como é o caso de "prazo".
5. A você (certo)/À você (errado)
Não há crase antes de pronomes pessoais (eu, você, ele, ela, nós, vocês, eles, elas).
6. Das 9h às 18h (certo)/Das 9h as 18h (errado)
No caso de horas expressas, há crase quando a preposição "de" aparece combinada com artigo (de + as), mesmo que implícito como em "horário da prova: 8h às 11h". Sendo assim, o correto é "das 9h às 18h".
7. Mal/Mau
"Mal" é substantivo quando precedido de artigo, como em "o mal do mundo", e advérbio quando acompanha verbo ou adjetivo. Resumidamente, é o contrário de "bem".
"Mau" é adjetivo quando vem antes de substantivos, com os quais concorda. É o oposto de "bom".
8. Mas/Mais
"Mas" é conjunção adversativa e tem o mesmo valor de "porém", "contudo" ou "entretanto".
"Mais" é advérbio de intensidade ou conjunção aditiva, indicando adição ou acréscimo. É também o oposto de "menos".
9. Haver/A ver
"A confusão entre as expressões se dá porque a pronúncia é a mesma", explica o professor Eduardo Calbucci. "Haver" é verbo e significa "existir". "Ter a ver" é "ter ligação".
10. Traz/Trás/Atrás
Segundo a professora Simone Motta, é bem comum se deparar com trocas de letra entre as palavras - erroneamente 'tras' e 'atráz' - por conta da sonoridade semelhante entre elas. Apesar disso, é fácil diferenciar: "traz" vem do verbo "trazer" (com Z, portanto); "trás" e "atrás" são advérbios e indicam posição ("ficará para trás", "atrás da porta").
11. Haja/Aja
Novamente a semelhança sonora induzindo ao erro. Para esclarecer: "haja" é conjugação do verbo "haver", de existir. "Aja" vem do verbo "agir": "Aja com cuidado".
12. Interveio (certo)/Interviu (errado)
Esse é um verbo que se conjuga como "vir", de que é derivado, sendo "interveio" a forma correta: "A polícia interveio na briga".
13. Vêm/Têm
Os verbos "ter" e "vir" devem ser acentuados quando estiverem na 3ª pessoa do plural: "Eles sempre vêm de táxi, porque eles não têm carro".
14. Em vez de/Ao invés de
Para indicar apenas uma coisa no lugar de outra, usa-se "em vez de". Para mostrar opostos, vá de "ao invés de", como no exemplo: "Ao invés de ser o primeiro, ele foi o último".
15. Onde/Aonde
"Onde" é o lugar em que alguém ou alguma coisa está. "Aonde" está relacionado a movimento. Por isso, quem vai, vai "a" algum lugar: "vai aonde".
16. Demais/De mais
Na maior parte dos casos, emprega-se o advérbio "demais", que significa excessivamente, muito. Já a locução "de mais" é comparável à expressão "a mais", como em "nem sal de mais, nem de menos". "De mais" também é associada a estranheza: "Não vejo nada de mais naquilo".
17. Em princípio/A princípio
"Em princípio" assemelha-se a "em tese". "A princípio" é como "no início".
18. Uso do hífen
O prefixo terminado por vogal é separado por hífen se a palavra seguinte começar com a mesma vogal ou H. Caso contrário, sem hífen. Exemplos: autoescola, micro-ondas, semianalfabeto, autoestima.
19. Tachar/Taxar
"Tachar" significa "denominar, chamar de, considerar". Já "taxar" é impor uma taxa ou imposto. Portanto, contextos diferentes.
20. Através de/Por meio de
Expressões com significados distintos. "Através de" expressa a ideia de atravessar, indica um movimento físico. "Por meio de" é semelhante a "por intermédio de" e se relaciona a "instrumento para a realização de algo". Portanto, ao começar um e-mail, por exemplo, o correto é "Venho por meio deste", e não "Venho através deste".
21. Vírgula entre sentenças
Quando as duas frases possuírem sujeitos diferentes, usa-se a vírgula antes da conjunção "e".
Errado: A mãe demorou para chegar e o filho ficou desesperado.
Certo: A mãe demorou para chegar, e o filho ficou desesperado.

22. Eu/Mim
O pronome reto "eu" é utilizado apenas na posição de sujeito do verbo. Nas demais situações, usa-se o pronome oblíquo "mim".
Errado: Não há mais nada entre eu e você.
Certo: Não há mais nada entre mim e você.
23. Haver/Fazer
Ambos os verbos, quando indicam passagem de tempo, não ganham plural: "Não conversávamos havia três anos" e " Faz três anos que não nos vemos".
24. Haver/Existir
No sentido de "existir", o verbo "haver" não vai para o plural. O verbo "existir" pluraliza normalmente: "Na reunião, existiam cerca de 60 pessoas".
Errado: Na reunião, haviam cerca de 60 pessoas.
Certo: Na reunião, havia cerca de 60 pessoas.
25. Assistir ao/Assistir o
Quando usado no sentido de "ver", o verbo "assistir" rege a preposição "a": "Assistiu ao programa". Já no sentido de "ajudar" ou "prestar auxílio", o verbo vem sem a preposição: "O técnico assistiu o cliente durante a instalação do equipamento".
26. Afim/A fim de
"Afim" pode ser adjetivo ou substantivo e, nos dois casos, é associado a "parecido", "similar" e "semelhante". "A fim de" é locução prepositiva e está ligada à ideia de intenção ou finalidade, como em "aceitei ir à festa a fim de conhecê-lo melhor".
27. Obrigado/Obrigada
Essa regra é muito simples. Homens dizem "obrigado". Mulheres dizem "obrigada". Pronto!
28. Bem-vindo (certo)/Benvindo (errado)
O Novo Acordo Ortográfico não alterou a escrita da palavra "bem-vindo". Apesar de novas regras gramaticais em relação ao uso do hífen, ela continua como antes.
29. Beneficente (certo)/Beneficiente (errado)
A forma correta é "beneficente". "Beneficiente" não existe na Língua Portuguesa.
30. Menos (certo)/Menas (errado)
Apesar de memes como "miga, seja menas", a palavra "menas" não existe na nossa gramática. Escolha sempre "menos" em suas redações e e-mails formais.
31. Deixa eu escrever/Deixa-me escrever
Quando os verbos "deixar", "fazer", "ver" e "mandar" vêm seguidos de infinitivo, usam-se os pronomes oblíquos no padrão culto da língua: "Deixa-me escrever". Aqui, porém, um adendo. "Esse tipo de construção com pronomes retos ('deixa eu estudar', 'deixa ele estudar') está se tornando cada vez mais comum, fundamentalmente na linguagem oral", destaca o professor Eduardo Calbucci, em uma ressalva de que o certo e o errado podem não ser absolutos se levarmos em consideração a evolução da língua.
32. Seguem anexos os documentos (certo)/Seguem os documentos em anexo (errado)
Expressões bem comuns em e-mails. Se funciona como adjetivo, indicando que algo está ligado, a palavra "anexo" não exige o uso de "em" e deve concordar em gênero e número com o substantivo a que se refere - no caso, "documentos". De outra forma, se o interlocutor quer dizer o modo pelo qual algo está sendo enviado, é preferível dizer "no anexo" em vez de "em anexo".
33. Proibida a entrada (certo)/Proibido a entrada (errada)
O sujeito da oração é "a entrada", feminino e acompanhado de artigo, por isso "proibido" concorda com "entrada": "Proibida a entrada".
34. Vamos nos ver amanhã? (certo)/ Vamos se ver amanhã? (errado)
O sujeito do verbo "vamos" é de primeira pessoa do plural (nós), por isso a forma correta é "vamos nos ver".
35. Senão/Se não
A escolha depende bastante do que você quer expressar. "Senão" é "caso contrário" ou "a não ser". "Se não" mostra uma condição, como em "se não sabe como fazer, não faça".
36. Dia a dia/Frente a frente/Cara a cara
Nenhuma das expressões tem acento no "a". O acento grave não deve ser utilizado em termos com palavras repetidas.
37. Meio-dia e meia (certo)/ Meio-dia e meio (errado)
Quando a palavra "hora", aqui implícita, é fracionada, sempre utiliza-se "meia" - portanto, "meio-dia e meia". "Meia" é numeral fracionário e deve concordar em gênero com a unidade fracionada. Outra coisa: "meio-dia" permanece com hífen, mesmo após o Novo Acordo Ortográfico.
38. Eminente/Iminente
Formas parecidíssimas, significados diferentes e grande chance de confusão. Para memorizar: "eminente" está relacionado a qualidade, excelência, como em "é um profissional eminente"; já "iminente" indica que "vai acontecer em breve".
39. Descrição/Discrição
Mais um caso de grafia e pronúncia semelhantes e significados distintos. "Descrição" está relacionada ao ato de detalhar algo, reunir características. Entre seus sinônimos, dependendo do contexto, estão palavras como "exposição" e "apresentação". Já "discrição" é a qualidade de alguém ou algo discreto, que não chama muita atenção.
40. Sessão/Seção
A forma com S, "sessão", é o intervalo de tempo em que alguma coisa acontece, por isso sessão de cinema, sessão fotográfica, sessão da tarde... Já "seção" é como divisão, uma parte de um todo, daí seção eleitoral, seção feminina e seção do jornal, por exemplo.
41. Admitem-se vendedores (certo)/ Admite-se vendedores (errado)
No exemplo, o verbo "admitir" é transitivo direto. Como tal, não exige preposição entre ele e o objeto da frase e concorda em número com o sujeito. Portanto, o correto é dizer "admitem-se vendedores".
42. Precisa-se de vendedores (certo)/ Precisam-se de vendedores (errado)
Já nesse exemplo, a maneira correta é "precisa-se de vendedores". Quem precisa, precisa "de" algo, daí a necessidade da preposição. Como verbo transitivo indireto, portanto, "precisar" permanece no singular.
43. Supor/Transpor
Os verbos derivados do verbo "pôr" serão conjugados como o verbo primitivo.
Errado: Se você supor que o seu plano dará certo, nós poderemos executá-lo.
Certo: Se você supuser que o seu plano dará certo, nós poderemos executá-lo.
44. Manter/Conter
Os verbos derivados do verbo "ter" serão conjugados como o verbo primitivo.
Errado: Se você manter a rotina de treinos, alcançará excelentes resultados.
Certo: Se você mantiver a rotina de treinos, alcançará excelentes resultados.
45. Tinha chego/Tinha chegado
Existem alguns verbos, chamados de abundantes, que admitem duas formas de particípio passado, entre eles "aceitar" (aceitado e aceito), "imprimir" (imprimido e impresso) e "eleger" (elegido e eleito). "Por analogia, obtêm-se formas como 'chego', ainda não acolhidas pela norma culta", explica o professor Eduardo Calbucci. Ou seja, vá de "tinha chegado".
46. Na minha opinião (certo)/ Na minha opinião pessoal (errado)
"Na minha opinião pessoal" é um pleonasmo, ou seja, a repetição desnecessária de uma informação, uma redundância: sua opinião já é pessoal. Por isso, diz-se apenas "na minha opinião".
47. Anos atrás (certo)/ Há anos atrás (errado)
"Há anos atrás" também é um pleonasmo, pois o verbo "há", nesse sentido, já indica passagem do tempo. Diga apenas "há anos" ou "anos atrás".
48. De encontro a/Ao encontro de
Aqui temos praticamente opostos em termos de sentido. "De encontro a" expressa conflito, como em "sua opinião foi de encontro ao que ele acreditava". Já "ao encontro de" expressa satisfação, "estar de acordo com", ir "em direção a": "Uma lei que vem ao encontro dos menos favorecidos".
49. Por hora/Por ora
As duas expressões existem, mas dependem do contexto. "Por hora" está relacionada a um intervalo de 60 minutos: "Pedala 20 km por hora". "Por ora" significa, simplesmente, "por enquanto".


50. Ratificar/Retificar
Verbos com sentidos bem diferentes: "ratificar" é confirmar; "retificar" é corrigir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


JESUS SALVA DE GRAÇA

youtube atos 16.31

youtube joão 3.16

Isaías 40

Isaías 40 - 1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. 2 Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados. 3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. 4 Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. 5 E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse. 6 Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. 7 Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. 8 Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. 9 Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. 10 Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face. 11 Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente. 12 Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças? 13 Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou? 14 Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento? 15 Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima. 16 Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos. 17 Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã. 18 A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis? 19 O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata. 20 O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover. 21 Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra? 22 Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar; 23 O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra. 24 E mal se tem plantado, mal se tem semeado, e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, já se secam, quando ele sopra sobre eles, e um tufão os leva como a pragana. 25 A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo. 26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará. 27 Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. 29 Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; 31 Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

youtube

youtube
youtube

JESUS TE AMA

JESUS TE AMA

Arquivo do blog

Alphabets by Mônica Michielin

Pesquisar este blog

Versículos do Livro mais sábio do Mundo: A Bíblia

Gênesis 1

29 Então Deus disse: “Eu lhes dou toda planta que dá semente, que há sobre toda a terra, e toda árvore que tenha frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. 30 E dou toda a vegetação verde como alimento a todo animal selvagem da terra, a toda criatura voadora dos céus e a tudo o que se move sobre a terra e em que há vida.” E assim se deu.

João 14

6 Jesus lhe respondeu: “Eu sou o caminho,a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. 7 Se vocês me conhecessem, conheceriam também o meu Pai.


João 8

32 "Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”

Ezequiel 47

12"E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio".

predicacion

MENSAGEM AO TEU CORAÇÃO

JESUS TE AMA E TEM UM MARAVILHOSO PLANO EM TUA VIDA! ENTREGUE TUA VIDA AO SENHOR JESUS HOJE MESMO PARA SER FELIZ E MORAR NO CÉU!
OBRIGADA PELA VISITA!

since june.2015

Since june.2015 - Welcome! I am from Santa Catarina, Brazil - I am a servant of Jesus, teacher of piano and blogger.
Desde junho de 2015 - Bem-vindo(a)! Sou de Santa Catarina, Brasil Serva de Jesus, professora de piano e blogueira.

Jesus te ama!

Jesus te ama!
Jesus loves you!

MONICA MICHIELIN ALPHABETS

FREE ALPHABETS

Site do Pastor e médico Dr. Renato Pedroza

Site do Pastor e médico Dr. Renato Pedroza
clique na foto