Proveniente das sementes, óleo é rico em cucurbitacina, ácidos graxos e antioxidantes
O óleo de semente de abóbora é extraído das sementes do fruto da aboboreira, também conhecido como moranga ou jerimum.
benefícios para a mulher na menopausa
1 Equilíbrio intestinal
Por ser um alimento com excelente fonte de fibra, a semente de abobora, auxilia no equilíbrio da microbiota intestinal, como substrato prébiotico para as bactérias benéficas do intestino, assim como na formação do bolo fecal e velocidade do transito intestinal.
2 Diminuição de insônia e ansiedade
As sementes de abóbora contém um alto nível de triptofano (22mg por grama de proteína da semente de abóbora) – o precursor de aminoácidos da serotonina que se converte em melatonina, o “hormônio do sono”, à noite. o triptofano das sementes de abóbora em combinação com carboidratos foi tão eficaz quanto a suplementação de triptofano na redução do tempo acordado durante a noite.
3 Saúde cardiovascular
Essas sementes possuem fitoesterois, magnésio, zinco, ácidos graxos bons e ômega-3, que ajudam a manter a saúde do coração já que exercem um efeito cardioprotetor, uma vez que ajudam a controlar a pressão arterial, a reduzir o risco cardiovascular, diminuir os níveis de colesterol e a controlar os níveis de açúcar no sangue.
4 Diminuição de fogachos e dores de cabeça
As mulheres suplementadas com 2.000mg de óleo de semente de abóbora no decorrer de 12 semanas tiveram pressão arterial reduzida, aumento do colesterol HDL, bem como redução da gravidade dos sintomas associados à insuficiência hormonal, p.ex., calores (fogachos), dores de cabeça e dor nas articulações. Pesquisas experimentais adicionais indicam que mudanças cardiovasculares adversas associadas à deficiência de estrogênio, como pressão arterial e anormalidades lipídicas, podem ser mitigadas com o óleo de semente de abóbora
5 Auxilia na perda de peso
As sementes de abóbora são ricas em fibras, promovendo uma maior sensação de saciedade e fazendo com que a pessoa diminua a quantidade de alimento consumida no dia a dia, ingerindo menos calorias e favorecendo a perda de peso.
Aprenda a preparar as sementes de abóbora
Para consumir as sementes de abóbora, deve se extrair diretamente da abóbora, lavá-las, colocar em um prato e deixar exposto ao sol. Assim que estiverem secas, já podem ser consumidas.
Para que é indicado o óleo de abóbora?
Os óleos vegetais ainda são pouco investigados, o que faz com que seus benefícios não sejam divulgados. O que mais se ressalta no óleo de semente de abóbora é a prevenção de problemas de próstata. Portanto, é muito indicado para homens com mais de 50 anos. O intuito é melhorar a qualidade de vida e evitar condições como hiperplasia benigna da próstata.
Elas auxiliam no tratamento de bexiga hiperativa, incontinência urinária e hiperplasia prostática benigna. Junto com os ácidos graxos presentes, inibem a formação de células cancerígenas. Assim, evitando vários tipos de câncer, como os de próstata, estômago, mama, pulmão, entre outros.
Ácidos graxos monoinsaturados (ômega 6 e ômega 9) também estão presentes no óleo de semente de abóbora. Por isso, ele auxilia nos tratamentos de doenças de próstata e vesícula, além de ser importante para pessoas com problemas cardiovasculares.
Rico em antioxidantes
Outro grupo de compostos encontrado no óleo de semente de abóbora são os carotenóides. Esses são pigmentos presentes em frutas e legumes de cores entre o amarelo e o vermelho. Com papel fundamental na saúde humana, os carotenóides atuam como antioxidantes
componentes do óleo de semente de abóbora são:
- Zinco: presentes na semente de abóbora em boas concentrações, previne a osteoporose, atrasando a deterioração da densidade mineral óssea. Fortalece também o sistema imunológico, aumentando a imunidade e a disposição.
- Triptofano: o aminoácido tem efeitos calmantes e antidepressivos. Além de estimular a produção de serotonina, promovendo uma boa noite de sono para quem o ingere.
- Potássio: ajuda na prevenção e no tratamento da hipertensão.
- Fitosteróis: reduzem o índice de colesterol e triglicérides.
- Magnésio: contribui com o bom funcionamento cerebral, na produção de energia para o corpo e no fortalecimento dos ossos. Mas também podendo prevenir doenças como diabetes, controlando o nível de açúcar no sangue, e algumas infecções.
Usos cosméticos do óleo de semente de abóbora
O óleo de semente de abóbora contém antioxidantes que atuam contra radicais livres,. Assim, prevenindo o envelhecimento precoce das células e a formação de rugas e manchas na pele. Por fim, promovendo a hidratação e a maciez da mesma. As vitaminas A, C e E auxiliam também na limpeza da pele.
A vitamina E e o betacaroteno, ambos presentes no óleo, aumentam a resistência dos fios de cabelo, hidratando-os e prevenindo a queda.
O óleo de semente de abóbora também é um inibidor natural de DHT. Esse hormônio debilita os folículos pilosos e é conhecido por ser o causador da calvície.
Como usar óleo de semente de abóbora
Os benefícios do óleo de semente de abóbora não param por aí. Além de ter uso cosmético e farmacêutico, o óleo de semente de abóbora pode ser utilizado nos alimentos. Na Áustria, por exemplo, ele é usado para temperar saladas como substituto do azeite. No entanto, segundo estudos, ele é impróprio para a fritura de alimentos.
O óleo de semente de abóbora também pode ser usado diretamente nos cabelos e na pele. Mas também é consumido via oral com algumas cápsulas ao dia. Lembre-se de consultar um médico para saber as doses adequadas.
Verifique se o óleo é 100% natural, para que não contenham substâncias nocivas ao corpo que afetem o bem estar. É importante que nenhum outro componente tenha alterado sua composição original. Por ser um óleo de baixo teor calórico, não existem contraindicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.