Autor
O apostolo Paulo é o autor da carta aos Gálatas (1.1). Ele menciona um grupo de colaboradores que teve alguma participação no envio da carta (1.2), mas o estilo e a teologia da mesma demonstram que Paulo foi o autor imediato. Desde o século XVIII, alguns estudiosos têm considerado a carta como sendo pseudônima (isto é, que o nome de "Paulo" foi usado por outro autor desconhecido), mas os seus argumentos são geralmente considerados infundados ou sem base. (Bíblia de Estudo de Genebra
LIVRO DE GÁLATAS (ESCRITO PELO APÓSTOLO PAULO)
Quadragésimo oitavo livro da Bíblia e nono do Novo Testamento, no livro de Gálatas acompanhamos o auxílio que o apóstolo Paulo dá os cristãos da igreja na Galácia, que enfrentavam dúvidas quanto aos ensinamentos apresentados. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo.
Ao longo dos seis capítulos podemos acompanhar os esforços do apóstolo Paulo em auxiliar os cristãos da Galácia. Como parte dos cristãos era formada por judeus e outra por gentios, havia dúvida entre eles em relação a ambos seguirem as mesmas leis e ensinamentos, visto que possuíam vivências e tradições diferentes. Um exemplo, é a circuncisão, que era praticada pelos judeus e não pelos gentios.
A apóstolo Paulo foi alertado de que alguns judeus estavam seguindo as leis de Moisés a fim de receberem a salvação, afastando-se do evangelho. Neste livro, o objetivo de Paulo é esclarecer a todos que a salvação vem através da fé no Senhor e não na realização de obras baseadas nas leis de Moisés. “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gálatas 2:16)
O apóstolo alerta aos cristãos judeus e gentios que ambos devem crer no Senhor para que fossem salvos, isso era o mais importante a fazer. Ambos deveriam unir-se no amor e fé ao Senhor. Paulo ainda repreende aqueles que estavam se desviando dos caminhos de Deus e seguindo outras doutrinas.
Portanto, neste livro podemos acompanhar o empenho do apóstolo Paulo em esclarecer as dúvidas que os cristãos da Galácia estavam enfrentando. Temendo que essas dúvidas afastassem as pessoas do Senhor, o apóstolo auxilia a todos, mostrando a necessidade de nos voltarmos a Deus e de que apenas através da fé e confiança no Senhor seremos salvos.
Galácia, na Anatólia Central (atual Turquia), onde se estabeleceram gálatas (celtas) e onde o Apóstolo Paulo escreveu a Epístola aos Gálatas, com sua capital sendo a moderna Ancara
- Origem: O nome vem dos Gálatas, gauleses que se estabeleceram na região após uma invasão dos Balcãs.
- Localização: Situava-se na Anatólia Central, parte da Ásia Menor, abrangendo áreas como as províncias turcas de Ancara, Yozgat e Çorum.
- Capital: Sua capital era Ancyra (a atual Ancara, capital da Turquia).
- Contexto Histórico: Foi uma importante província do Império Romano e é famosa por ser o destino da Epístola aos Gálatas da Bíblia.
¹⁴ Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
¹⁵ Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta.
¹⁶ Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
¹⁷ Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.
¹⁸ Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
¹⁹ Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um mediador.
²⁰ Ora, o mediador não o é de um só, mas Deus é um. (Gálatas 3:13-20)



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.