Jesus te ama

Jesus te ama

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Followers/Seguidores


domingo, 1 de fevereiro de 2026

LIVRO 'A ÉTICA PROTESTANTE e o ESPÍRITO DO CAPITALISMO' - . Max Weber. - pequeno comentário

 

 
 
 
 
 Uma releitura mais do que necessária. Estou falando de A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber. Acima de tudo a sua releitura é uma questão de tempo, de amadurecimento de compreensão. A releitura sempre será uma leitura com maior atenção, de maior acumulação de conhecimento histórico, de fatores que ampliam a capacidade de entendimento de fenômenos, especialmente de fenômenos tão complexos, como o são as da compreensão do desenvolvimento histórico. 
 
 A ética protestante e o espírito do capitalismo. Max Weber. Bibl. Pioneira de Ciências Sociais. 1992.

O livro é um ensaio do entrelaçamento, como diz o título, da formação do espírito capitalista com as teorias religiosas, profundamente repensadas a partir da reforma protestante, da ruptura da visão única ou uniforme de cristianismo, até este momento da história. Já o espírito capitalista, a grosso modo representa uma ruptura com o mundo da autossuficiência e limites da economia feudal, num mundo em grande expansão, fenômeno dos séculos XV e XVI. Já as implicações das relações são típicas dos séculos XVII ao XIX.  Para a melhor compreensão das análises desse ensaio ´são necessários os respectivos conhecimentos históricos que produziram o que chamamos de mundo moderno. E também o mundo medieval, mundo do qual a modernidade buscava o afastamento.

Antes de entrar na análise dos fatos, algo sobre o autor, sobre Max Weber. Ele nasceu em Erfurt (1864) e morreu em Munique (1920). Direito, religião e economia foram seus temas de predileção. Foi um dos fundadores e consolidadores da sociologia como ciência. Qual teria sido o principal fato ocorrido na Alemanha em seus anos de vida? Creio que a resposta necessariamente nos leva à unificação alemã (1871) e a consolidação dessa unificação com a formação do Império alemão, na sua estruturação burocrática. Um período de intensa industrialização e competição, fatos que implicaram na Primeira Guerra Mundial. Formou-se pelas universidades de Heidelberg e Berlim e foi professor em Freiburg, Heidelberg, Viena e Munique. Os temas por ele vividos e observados são os temas de suas principais obras, sendo A ética protestante e o espírito do capitalismo, a mais importante.

Ela é dividida em duas partes: I. O problema e II. A ética vocacional do protestantismo ascético. A primeira parte está dividida em três capítulos, a saber: 1. Filiação religiosa e estratificação social. 2. O "espírito" do capitalismo. 3. A concepção de vocação de Lutero, tarefa da investigação. Já a segunda parte tem dois capítulos: 4. Fundamentos religiosos do ascetismo laico: A. O calvinismo; B. O pietismo; C. O metodismo; D. As seitas batistas. 5. A ascese e o espírito do capitalismo.

Max Weber também foi professor de metodologia. Digo isso por causa da evidência do método em seu trabalho. O seu ensaio é um verdadeiro exercício de dedução. Vejamos: a. Os fundamentos éticos do protestantismo são os ideais ascéticos. b. o espírito do capitalismo está impregnado de princípios ascéticos. c. Os valores ascéticos de ambos se encontraram e se encaixaram na formação do capitalismo moderno. Daí decorre a explanação dessas constatações.

Da primeira parte o destaque vai para os capítulos 2 e 3. Neles são expostos a visão do "espírito" capitalista, retirado essencialmente da autobiografia de Benjamin Franklin, sendo que o conceito de vocação é retirado das obras de Lutero. No primeiro capítulo são mostradas as nações que aderiram ao protestantismo e as que permaneceram no catolicismo e os motivos para tal.

Benjamin Franklin foi filho de pai calvinista. Fez fortuna na Nova Inglaterra. Suas máximas eram as da laboriosidade e da frugalidade e o não desperdício de tempo e de dinheiro. Agora, ganhar dinheiro, longe de uma satanização, se transforma numa virtude, sob as bênçãos divinas. Tudo obedece a uma racionalização da vida. Vejamos uma breve descrição: "A situação idílica anterior desmorona sob a pressão de uma luta amarga competitiva, fortunas respeitáveis são feitas e não emprestadas a juros, mas sempre reinvestidas no negócio. A velha atitude de lazer e conforto para com a vida deu lugar à rija frugalidade que alguns acompanharam e com isso subiram, porque não desejavam consumir mas ganhar, enquanto outros, que conservavam o antigo modo de vida, viram-se forçados a reduzir o seu consumo". Ascese, poupança, sacrifícios são condições para a acumulação/ investimento. Uma vida de contenção.

Já o conceito de vocação está ligada à ocupação. Ocupação em um mundo em transformação. A industrialização trará a divisão do trabalho. O trabalho será secular e profissional, sob os desígnios da Providência e da obediência a Deus. Calvino e o puritanismo e, como se verá mais adiante, seus seguidores falarão mais dessa secularização da profissão e do espírito de dedicação total no trabalho, na profissão. Tudo deverá ser feito para a maior glorificação de Deus.

O primeiro capítulo da segunda parte é de fundamental importância. Ajuda mais na compreensão das diferenças entre as designações religiosas derivadas do calvinismo e as implicações práticas que elas tiveram. Assim são expostos os fundamentos ascéticos do calvinismo, (predestinação - tudo é vontade divina e tudo deve ser direcionado para a glória de Deus - não existe mediação de sacramentos ou pessoas na busca da salvação - vida virtuosa e autoconfiança de estar entre os eleitos), do qual os presbiterianos são os maiores seguidores, do pietismo, do metodismo e das seitas batistas. Como chegar à salvação e racionalização e a emotividade são as maiores diferenças.

O último capítulo é o das correlações, o modo como esses dois fatores históricos se encontraram, se relacionaram e se influenciaram reciprocamente e se metabolizaram na formação do chamado capitalismo moderno, ao menos até os tempos em que o autor pode observar sua constituição, contradições e o despregar-se das influências religiosas, para simplesmente se transformar no sistema capitalista. Um livro valioso e necessário.

Vejamos um dos parágrafos finais desse capítulo: "Desde que o ascetismo começou a remodelar o mundo e a nele se desenvolver, os bens materiais foram assumindo uma crescente, e, finalmente, uma inexorável força sobre os homens, como nunca antes na História. Hoje em dia - ou definitivamente, quem sabe - seu espírito religioso safou-se da prisão. O capitalismo vencedor, apoiado numa base mecânica, não carece mais de seu abrigo. Também o róseo caráter de sua risonha sucessora; a Aufklärung parece estar desvanecendo irremediavelmente, enquanto a crença religiosa no 'dever vocacional', como um fantasma, ronda em torno de nossas vidas. Onde a 'plenitude vocacional' não pode ser relacionada diretamente aos mais elevados valores culturais - ou onde, ao contrário, ela também deve ser sentida como uma pressão econômica - o indivíduo renuncia a toda tentativa de justificá-la. No setor de seu mais alto desenvolvimento, nos Estados Unidos, a procura da riqueza, despida de sua roupagem ético-religiosa mundanas, que frequentemente lhe dão o caráter de esporte".

E uma observação final. O que dizer da teologia da prosperidade? Sobrou alguma coisa da ética protestante ou sobrou apenas o espírito capitalista? E a mediação da salvação pelo dinheiro? Sobrou ainda alguma coisa de espiritualidade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


JESUS SALVA DE GRAÇA

youtube joão 3.16

Isaías 40

Isaías 40 - 1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. 2 Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados. 3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. 4 Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. 5 E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse. 6 Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. 7 Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. 8 Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. 9 Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. 10 Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face. 11 Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente. 12 Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças? 13 Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou? 14 Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento? 15 Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima. 16 Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos. 17 Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã. 18 A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis? 19 O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata. 20 O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover. 21 Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra? 22 Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar; 23 O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra. 24 E mal se tem plantado, mal se tem semeado, e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, já se secam, quando ele sopra sobre eles, e um tufão os leva como a pragana. 25 A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo. 26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará. 27 Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. 29 Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; 31 Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

youtube

youtube
youtube

JESUS TE AMA

JESUS TE AMA

Arquivo do blog

Alphabets by Mônica Michielin

Pesquisar este blog

Versículos do Livro mais sábio do Mundo: A Bíblia

Gênesis 1

29 Então Deus disse: “Eu lhes dou toda planta que dá semente, que há sobre toda a terra, e toda árvore que tenha frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. 30 E dou toda a vegetação verde como alimento a todo animal selvagem da terra, a toda criatura voadora dos céus e a tudo o que se move sobre a terra e em que há vida.” E assim se deu.

João 14

6 Jesus lhe respondeu: “Eu sou o caminho,a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. 7 Se vocês me conhecessem, conheceriam também o meu Pai.


João 8

32 "Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”

Ezequiel 47

12"E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio".

predicacion

MENSAGEM AO TEU CORAÇÃO

JESUS TE AMA E TEM UM MARAVILHOSO PLANO EM TUA VIDA! ENTREGUE TUA VIDA AO SENHOR JESUS HOJE MESMO PARA SER FELIZ E MORAR NO CÉU!
OBRIGADA PELA VISITA!

since june.2015

Since june.2015 - Welcome! I am from Santa Catarina, Brazil - I am a servant of Jesus, teacher of piano and blogger.
Desde junho de 2015 - Bem-vindo(a)! Sou de Santa Catarina, Brasil Serva de Jesus, professora de piano e blogueira.

Jesus te ama!

Jesus te ama!
Jesus loves you!

MONICA MICHIELIN ALPHABETS

FREE ALPHABETS

Site do Pastor e médico Dr. Renato Pedroza

Site do Pastor e médico Dr. Renato Pedroza
clique na foto