ACTIVIA
Seu dia a dia é aquela correria, e
você vive lutando contra o relógio? Esse ritmo acelerado acaba te
fazendo esquecer as coisas mais simples, como por exemplo, dar atenção
ao próprio intestino...
Seu corpo também sente as mudanças da rotina e faz você ficar muito tempo longe do banheiro. Por isso, é fundamental cuidar da saúde diariamente, mesmo que você esteja se sentindo muito bem. O segredo para o intestino não voltar a ficar lento e preguiçoso é a manutenção diária: alimentação equilibrada, exercícios físicos e ACTIVIA, o iogurte funcional da Danone.
Seu corpo também sente as mudanças da rotina e faz você ficar muito tempo longe do banheiro. Por isso, é fundamental cuidar da saúde diariamente, mesmo que você esteja se sentindo muito bem. O segredo para o intestino não voltar a ficar lento e preguiçoso é a manutenção diária: alimentação equilibrada, exercícios físicos e ACTIVIA, o iogurte funcional da Danone.
A história
A história de um dos produtos mais
fortes no segmento de alimentos funcionais tem início na década de 1980
quando pesquisadores e cientistas da DANONE começaram estudos para criar
um iogurte funcional, aproveitando, na época, a nova tendência do setor
alimentício, ou seja, alimentos que não apenas nutriam, mas seriam
capazes de combater doenças ou corrigir pequenas disfunções no
organismo. Foi então, que depois de anos de pesquisas, os cientistas do
Vitapole, moderno e importante centro de Pesquisa e Desenvolvimento da
Danone, desenvolveram um iogurte, que além de conter cálcio, proteína, e
as bactérias lactobacillus bulgaricus e streptococcus thermophilos, encontradas nos produtos tradicionais, possuía um microrganismo vivo, batizado pela empresa francesa de DanRegularis (nome para o probiótico bífidobacterium animalis DN173010),
um bacilo que melhorava a velocidade do trânsito intestinal em até 40%
se consumido diariamente. Comprovado cientificamente, DanRegularis era
capaz de sobreviver ao processo digestivo e chegar vivo em grande escala
ao intestino para ajudar a regular seu funcionamento.
O lançamento oficial do produto
aconteceu na França em 1987 como o nome de BIO. Pouco depois, o produto
também foi introduzido no mercado espanhol, belga e britânico. Apesar da
novidade, o BIO não conheceu um grande sucesso inicialmente e foi
relançado em 1997 e renomeado como ACTIVIA. A partir daí, com altos
investimentos em marketing e comunicação, conheceu um êxito mundial que
poucos alimentos conseguiram. Primeiro conquistou a Europa, e depois,
outros muitos países do mundo. ACTIVIA se tornou rapidamente o segundo
produto mundial da saúde intestinal (depois do Yakult) e o primeiro nos
mercados europeu e americano (onde o produto foi introduzido em 2006).
Finalmente, no mês de janeiro de
2004, ACTIVIA foi lançado no Brasil, e rapidamente se tornou a principal
marca do segmento de produtos lácteos frescos do país. A DANONE
rapidamente percebeu que o consumo de ACTIVIA no país poderia ser
estendido a outros públicos, além do feminino, alvo principal das
primeiras campanhas de marketing, e dirigiu sua comunicação também para
homens, idosos e crianças. Nos anos seguintes a linha ACTIVIA foi
diversificada com a adição de novos produtos como a versão light (linha
com 0% de gordura, lançada no mercado brasileiro em 2007), as versões
com polpa ou pedaços de frutas (líquido ou para comer de colher) e
natural.
Também foi lançado um número amplo
de sabores, como ameixa, aveia, frutas vermelhas, morango, pêssego,
natural, coco, maracujá, frutas sortidas, baunilha ou original com
cereais, e laranja, cenoura e mel. Em 2008, a marca continuou inovando
com lançamentos para agradar aos gostos do consumidor brasileiro. Os
grandes destaques foram o Leite Fermentado (que além de ser mais cremoso
e menos ácido que seus concorrentes, continha o exclusivo bacilo
DanRegularis, que ajuda a manter o intestino trabalhando no ritmo certo)
e a linha Pedaços de Frutas (com ingredientes nobres, como blueberry,
morango, pêssego e ameixas frescas), além da ampliação da oferta de
produtos precificados e light, e sabores, como Cereja e Aveia.
Com isso, a marca, mais uma vez,
comemorou o ano na cor “verde”, com crescimento de 40,5% nas vendas em
2008. O ano seguinte foi marcado pelo lançamento do ACTIVIA BATIDO,
que já vinha adoçado e podia ser consumido puro ou com frutas,
misturado a cereais, ou até mesmo utilizado em receitas. E, se os
consumidores não esperavam mais nenhuma novidade, se enganaram. A marca
inovou ao oferecer ACTIVIA com suco nos sabores laranja e pêssego. O
produto chegou no formato de garrafa com o objetivo de intensificar a
presença da marca no dia a dia de seus consumidores. Além disso, lançou o
ACTIVIA FROZEN, uma versão diferente do produto, que bastava ser
colocada no congelador por algumas horas para se transformar em uma
sobremesa cremosa e refrescante como um sorvete. Em 2011, mais uma
novidade: a linha ACTIVIA NÉCTAR, um néctar de frutas
selecionadas que contém um exclusivo mix de fibras, testado e
desenvolvido pela Danone. Mais recentemente, nos Estados Unidos, a marca
lançou ACTIVIA na opção de iogurte grego, único desta categoria sem
adição de gordura e com o probióticos Bifidus regularis.
Atualmente a marca investe e
trabalha para buscar sempre novas alternativas, tanto em formatos,
consistências e texturas como em lançamento de sabores, intensificando a
presença do produto na rotina dos consumidores. No Brasil a marca
oferece uma grande opção de sabores, como por exemplo, morango, ameixa,
aveia, 7 grãos, coco, mamão e cereais, mamão e pêssego, laranja com
abacaxi, frutas vermelhas, vitamina de frutas vermelhas, vitamina de
cereais e tradicional. As diversas campanhas de marketing, aliadas ao
real benefício do exclusivo bacilo DanRegularis, confirmam a preferência
pelo produto, que simplesmente não fica parado nos supermercados
brasileiros e é o campeão no giro da gôndola de produtos lácteos
funcionais.
Se as preocupações mundiais em
relação à saúde são universais, isto não impediu que os produtos da
marca sofressem adaptações a mercados locais. A bactéria do trânsito
intestinal, por exemplo, é naturalmente a mesma em todos os continentes,
porém seu nome evolui de um país para o outro: bifidus digestivum (Reino Unido), bifidus regularis (Estados Unidos e México), bifidobacterium lactis ou B.L. regularis (Canadá), bifidus actiregularis
(Argentina, Áustria, Chile, Alemanha, Itália, Holanda, Romênia e
Rússia). Os sabores preferidos também mudam: morango para os americanos;
cereais e damasco fresco para os poloneses; pilriteiro para os
chineses; e maçã-cenoura para os japoneses. As vezes a cor da embalagem
apresenta dificuldade para ingressar em certos mercados. O tradicional
verde, cor ícone da marca ACTIVIA, não conseguiu emplacar na Argentina e
foi substituída por uma tonalidade violeta. Para atingir consumidores
mais populares, também na Argentina, ACTIVIA foi lançado em uma
apresentação de sachê plástico de 750 gramas, pois assim o preço por
quilo fica mais barato (cerca de 50% a menos) que o dos potinhos
tradicionais da marca.
O desafio
O famoso DESAFIO ACTIVIA
surgiu inicialmente na França tendo como principal objetivo estimular o
consumo regular do produto. As campanhas iniciais divulgaram a
necessidade do produto ser consumido durante duas semanas para que os
efeitos positivos no trânsito intestinal começassem a serem sentidos. O
lema da campanha era: “Se depois de duas semanas você não sentir os benefícios do ACTIVIA nós devolvemos o seu dinheiro”.
A campanha também era de grande importância para monitorar as
expectativas dos consumidores e evitar frustrações quanto aos benefícios
do produto. O sucesso da campanha na França foi tamanho que a marca
resolveu estender seu desafio para outros países, tornando o DESAFIO
ACTIVIA uma iniciativa mundial da Danone.
Em 2006, a DANONE lançou pela
primeira vez no Brasil o desafio ao consumidor: se após consumir 15
potes de ACTIVIA regularmente ele não ficasse satisfeito, a empresa
devolveria o dinheiro da compra ao consumidor, de acordo com o
regulamento da promoção. A promoção fez tanto sucesso que outras edições
foram lançadas nos anos seguintes. Em 2008, a marca renovou a categoria
com o lançamento de dois desafios aos consumidores. No primeiro
semestre, demonstrando a confiança comprovada da Danone na eficácia de
seu iogurte funcional, a empresa devolveu o dinheiro para quem não ficou
satisfeito com o resultado do produto. A promoção, mais uma vez, provou
a competência de ACTIVIA com baixíssimos pedidos de reembolso. Numa
ação inédita, a Danone inovou no desafio (batizado de Desafio 15 + 15)
do segundo semestre, premiando os consumidores que incluíram ACTIVIA no
dia a dia com um brinde (um marinex em troca de 30 tampinhas). Esse
formato – exclusivo do Brasil – foi sucesso absoluto. Mais recentemente,
em 2011, a marca retornou a mídia com uma proposta diferente. Desta vez
a ação “Desafio de Sabor Activia: quem prova, ama!” questiona o consumidor sobre o sabor do produto.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou
por algumas pequenas alterações ao longo dos anos. O atual logotipo da
marca foi adotado em 2012.
Os slogans
Feeling good starts from the inside. (2014)
Works for you. Activia.
Actively good.
Activia é da Danone.
Funciona para você.
Dados corporativos
● Origem: França
● Lançamento: 1987
● Criador: Danone
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Groupe Danone
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Franck Riboud
● Faturamento: €2.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 70 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Iogurtes funcionais
● Ícones: A promoção “Desafio Activia”
● Slogan: Feeling good starts from the inside.
● Website: www.activiadanone.com.br
A marca no mundo
Atualmente a marca ACTIVIA, a mais
importante e forte da DANONE, com faturamento anual superior a €2.5
bilhões, comercializa sua linha de produtos funcionais (composta por
mais de 70 itens) em mais de 70 países ao redor do mundo (está
fortemente presente na Europa, além de Estados Unidos, Canadá, México,
Brasil, Argentina, África do Sul, Argélia, Turquia, Japão, China, Arábia
Saudita, entre outros). No Brasil, quando se trata de alimentos
funcionais, ACTIVIA é líder absoluto, com 90% do faturamento do mercado.
A cada segundo no mundo são consumidos 185 potes de ACTIVIA.
Você sabia?
●
Cada porção de ACTIVIA contém mais de 1 bilhão de bactérias
DanRegularis, que trabalham para ajudar a melhorar o problema de
intestino preguiçoso que é bastante comum no Brasil, atingindo cerca de
17% da população.
As fontes:
as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa
(em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época
Negócios e Exame), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites
especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing), Wikipedia
(informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance,
Yahoo Finance e Hoovers).
http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2009/08/activia.html
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