O Leite Moça é um ingrediente clássico na culinária, principalmente na
brasileira. É um leite condensado...
obtido a partir do leite fresco. Com
esta delícia é possível fazer inúmeras receitas ou simplesmente
consumi-lo puro. Basta usar a criatividade e preparar maravilhas com
LEITE MOÇA.
A marca é uma das mais queridas pelo consumidor, não só por sua
tradição, qualidade e confiança, como pela associação com momentos muito
felizes ligados à infância, à família, às festas de aniversário e
muitas outras ocasiões prazerosas. Afinal, quem nunca experimentou tomar
LEITE MOÇA direto da latinha?
A História
O leite condensado surgiu quando o americano Gail Borden, tentando
desidratar o leite comum, descobriu que, antes de transformar-se em
leite em pó, o produto virava leite condensado. A invenção dele,
patenteada em 1856, só foi valorizada quando estourou a Guerra Civil
Americana, quatro anos depois. Transportando leite em pó e leite
condensado para as tropas – e depois colocando esses produtos no
mercado, ele ficou rico. Mas foi somente alguns anos mais trade, em
1867, que surgiu a primeira indústria criada especialmente para a
produção comercial do leite condensado. Foi quando o americano George H.
Page, proprietário da empresa Anglo Swiss Condensed Milk iniciou na
cidade suíça de Cham, a fabricação de leite condensado, utilizando o
leite abundante e de boa qualidade produzido no país. Rapidamente o
produto fez sucesso na Europa, principalmente entre as mulheres, que
reforçavam a alimentação de seus filhos dando-lhes o energético e
açucarado leite condensado.
A Sociedade Nestlé, por sua vez, iniciou a fabricação de leite
condensado logo a seguir. Essa concorrência entre as duas empresas
terminaria em 1905 numa fusão que deu origem a Nestlé & Anglo Swiss
Condensed Milk Co. A jovem com trajes típicos que aparecia nos rótulos
das embalagens do produto era uma camponesa suíça do século XIX. Naquela
época, o leite condensado mais popular da Suíça tinha a marca LA
LAITIÉRE, que significa “vendedora de leite”. Quando esse leite foi
exportado para outros países, procurou-se um nome equivalente na língua
de cada região para onde o produto foi levado, nome este sempre
associado à figura da camponesa típica com seus baldes de leite. Em
espanhol, por exemplo, foi adotada a marca LA LECHERA, e na língua
inglesa MILKMAID.
Os primeiros carregamentos de leite condensado chegaram ao Brasil em
1890 como uma alternativa ao leite fresco, cujo abastecimento era
problemático. O produto era vendido nas drogarias e, inicialmente,
comercializado com o nome de MILKMAID (chamado assim pela falta de uma
palavra equivalente adequada em português). Mas os brasileiros tinham
dificuldade para pronunciar esse nome inglês e passaram a chamar o
produto de o “leite da moça”, referindo-se à ilustração da camponesa em
seu rótulo. A princípio utilizado como bebida (reconstituído com água
obtinha-se o leite integral já adoçado), o leite condensado podia ser
armazenado por muito tempo, o que era importante em períodos de escassez
de leite. Quando a Nestlé abriu sua primeira fábrica no país, em 1921,
na cidade de Araras, em São Paulo, e começou a produzir o produto, optou
pela solução lógica de utilizar uma designação criada espontaneamente
pelos consumidores: LEITE MOÇA. A qualidade e a versatilidade do produto
geraram, desde seu lançamento, uma forte relação de fidelidade entre a
Nestlé e as donas de casa. Por isso, em pouco tempo o Brasil se
converteu no maior mercado mundial de leite condensado, posição que
mantém até hoje.
Somente durante a Segunda Guerra Mundial, após campanhas de
reposicionamento do produto, o leite condensado chegou à cozinha,
utilizado pelas donas de casa como ingrediente para o preparo de doces e
sobremesas. Com isso, as vendas do produto dispararam. Outro fator
decisivo para a popularidade da marca foi a paixão nacional pelos doces,
herdada dos portugueses, associada ao gosto pelas compotas e frutas,
herança africana. Um exemplo disso foi o Brigadeiro, que se tornou um
marco importante na história da marca. Conta-se que em 1945, as
eleitoras do Brigadeiro da Aeronáutica Eduardo Gomes, candidato a
Presidência da República, criaram o doce misturando LEITE MOÇA com
chocolate em pó, a fim de arrecadar fundos para sua campanha. O
Brigadeiro perdeu a eleição para o General Eurico Gaspar Dutra, mas o
outro Brigadeiro, o de LEITE MOÇA, foi se tornando, com os anos, um dos
docinhos preferidos de crianças e adultos, presença constante em festas
de aniversários. Em 1955, o rótulo de LEITE MOÇA, em sua parte traseira,
passou a indicar o produto para uso culinário ou doméstico na
preparação de diversos pratos como tortas, bolos, pudins, cremes,
sorvetes, além de indicá-lo na mistura com Nescafé: “Para bolos, tortas,
pudins, cremes, sorvetes, balas, biscoitos, recheios, etc., etc. Para
tomar com café, chá ou chocolate, pode ser empregado sem diluir. Com o
Leite Condensado Moça e com o café puro concentrado Nescafé, prepara-se
um delicioso café com leite: é a combinação perfeita”.
No ano de 1962, o rótulo do produto trazia suas primeiras receitas:
Pudim e Doce de Leite (cozido em banho-maria). Uma década mais tarde, os
rótulos começaram a prática de indicar o uso de produto para ocasiões:
Festas Juninas, Festas de Aniversários, Natal, etc. Durante cerca de 60
anos a Nestlé não teve concorrência para o ”LEITE CONDENSADO MOÇA” no
Brasil. Porém, isto perdurou até a década de 80, quando começou a se
observar uma mudança na participação de mercado no segmento de leite
condensado: o LEITE MOÇA continuava líder (60% do mercado), mas outros
concorrentes ganhavam participação como Mococa (25% do mercado) e Glória
(5% do mercado). A primeira reação estratégica da empresa suíça foi o
lançamento do leite condensado em sabores, que foi um fracasso devido à
inversão do conceito de uso alternativo praticado pelo consumidor. Pois
comprando o Leite Condensado Tradicional o consumidor poderia adicionar
sabores ou não, assim teria mais opção. A segunda reação estratégica foi
uma embalagem alternativa no formato de bisnaga, lançada no mercado em
1985. Com esse produto não seria mais necessário abridor, colher e teria
apenas uma tampa. O problema foi que o consumidor caracterizou o
produto apenas por “modismo”.
Foi realizada então uma pesquisa para descobrir as principais formas de
consumo do leite condensado. E tiveram como resultado: adoçante
(substituindo o açúcar); em “natura” (bebido como leite condensado); em
“batidas” (para adocicar e dar cremosidade em bebidas); em salada de
frutas (substituindo o chantilly) ou como matéria-prima para a produção
de doces, coberturas e recheios (principal aplicação). A terceira reação
estratégica da Nestlé foi o lançamento da linhaMOÇA FIESTA, como
alternativa para o consumo de produtos acabados (doces caseiros e
coberturas/recheios) que utilizam o leite condensado como matéria-prima.
Foi um verdadeiro sucesso. Essa terceira estratégia além de ter sido um
sucesso por ser um produto novo no mercado, facilitar a vida das
pessoas com receitas no verso e mesclar produtos da própria Nestlé;
alavancou os lucros da empresa devido ao autofornecimento (a empresa
passou a ser fornecedora de si mesma para outra linha de produtos dela
própria). Chamado de Mercados Complementares, na medida em que crescem
as vendas de MOÇA FIESTA, se verificou também um crescimento das vendas
(indireta) do LEITE MOÇA.
A partir do ano 2000 a marca começou a investir na diversificação de sua
linha de produtos com novas versões como o desnatado; novos sabores
como morango e chocolate; sobremesas geladas (Pudim Leite Moça); a linha
Mocinha (em tubinhos, perfeito no lanche ou na sobremesa, enriquecido
com cálcio, e disponível em três sabores); o doce de leite cremoso
(feito a partir do verdadeiro LEITE MOÇA); a linha de cereais;
chocolates (o mais puro chocolate Nestlé, recheado com um creme de
textura fina e sabor de LEITE MOÇA), sorvetes (como o sorvete cremoso de
Brigadeiro preparado com LEITE MOÇA) e até biscoitos (dois biscoitos ao
leite fresquinhos e crocantes envolvendo um recheio cremoso com o sabor
de LEITE MOÇA).
A linha do tempo
1980
● Lançamento do LEITE MOÇA nos sabores chocolate e café.
1988
● Lançamento da linha MOÇA FIESTA, pioneira no segmento de docinhos
prontos para o consumo. Atualmente a linha conta com quatro sabores
(Brigadeiro, Beijinho, Cajuzinho e Cobertura de Chocolate).
1998
● Introdução da expressão “Tradicional” para se contrapor ao LEITE MOÇA com menos teor de gordura, lançado este ano.
2000
● Lançamento do MOÇA PUDIM, que vinha em embalagem Tetra Pak de um
litro. Para prepará-lo bastava colocar o produto em uma panela com água
até ferver. Além da versão leite condensado, a versão chocolate também
estava disponível.
● Lançamento do MOÇA FLAKES, um cereal integral de flocos de milho
crocante com Leite Moça, enriquecido com vitaminas e minerais para
completar a alimentação do café da manhã, ou mesmo para ser consumido a
qualquer hora do dia.
2001
● Lançamento do LEITE MOÇA DESNATADO.
2003
● Lançamento do MOÇA MOUSSE nas versões Morango e Maracujá.
2005
● Lançamento da linha MOÇA TOP (conhecido hoje como SERVE FÁCIL), o
tradicional leite condensado em bisnaga, ideal para utilizar como
cobertura em salada de fruta, biscoito, pão, doces, tortas, compotas
entre outras delícias. A linha está disponível nas versões Tradicional,
Chocolate e Doce de Leite.
2008
● Lançamento para o setor de FoodServices da base para docinho MOÇA PRESTÍGIO, sabor chocolate com coco.
2009
● Lançamento do panettone de frutas recheado com LEITE MOÇA.
● Lançamento do LEITE MOÇA LIGHT, versão do tradicional leite condensado
feito com leite desnatado com 0% de colesterol e 95% a menos de
gordura.
● Lançamento do tradicional LEITE MOÇA em caixinhas da Tetra Pak de 395 gramas.
2011
● Lançamento do MOÇA CREMOSO na linha de docinhos.
● Lançamento do NESCAFÉ CAPPUCCINO MOÇA.
O rótulo e a embalagem
As latas de LEITE MOÇA marcaram época e, com o passar dos anos,
conseguiram alcançar o sonho de toda mulher: ficar mais bonita e
atraente. No decorrer dos anos os rótulos e as latas de LEITE MOÇA foram
sendo modificados, mas nunca sem abandonar a tradicional imagem da
camponesa suíça.
Essas
modificações foram suaves até 2003, quando no Brasil, ocorreu uma
reformulação visual radical. A principal novidade era a renovação da
famosa camponesa, que se tornou ícone do produto e de toda a linha de
derivados criados a partir dele. Mais feminina, a “moça” agora exibe
contornos, sorriso, tom de pele e cabelo. A ideia era que ela assumisse
uma personalidade mais próxima dos consumidores contemporâneos.
Para acompanhar o novo visual da “moça”, a tipologia também foi
modernizada. A inscrição LEITE MOÇA ganhou mais volume e movimento. A
assinatura “Fazendo maravilhas desde 1921”, em tom dourado, passou a
ilustrar todos os rótulos, ressaltando o fato do produto ser fabricado
no Brasil desde essa data. A versão atualizada da camponesa passou
também a ilustrar os produtos da marca em todos os países onde são
comercializados. A personagem foi desenvolvida internacionalmente, mas
os próprios consumidores brasileiros deram a palavra final após vários
testes e pesquisas.
Mas a modificação mais significativa aconteceria no ano seguinte quando,
no mês de setembro, a embalagem do tradicional produto ganhou uma
sinuosidade única que se associava aos já conhecidos valores da marca:
confiança, qualidade, tradição e intimidade com o consumidor. Era o
sabor de sempre em nova forma. Toda a equipe da marca - desenvolvimento
de embalagem, fábrica, engenharia, marketing, pesquisa e fornecedores -
participou do processo de reformulação da latinha, seja na criação,
desenvolvimento ou viabilização do projeto, que levou cerca de dois anos
para ser concluído. Para celebrar a nova embalagem, a primeira série de
latas produzidas teve o selo de 1ª edição e um poema de amor dedicado
aos consumidores da marca.
Desde o lançamento da nova embalagem, a Nestlé também passou a oferecer
um novo serviço para os consumidores do LEITE MOÇA. Trata-se do serviço
“Fale com a Moça”, que funciona tanto via telefone quanto por e-mail,
com objetivo de oferecer um completo e dinâmico serviço de consultoria
culinária, com envio de receitas gratuitamente e soluções de
especialistas. Em 2006, a empresa aproveitou o Natal para reforçar ainda
mais a imagem de inovação da marca LEITE MOÇA. Em edições especiais e
limitadas, apresentou a Boneca Moça (30 centímetros de altura inspirada
na secular figura da camponesa suíça símbolo da marca), em embalagem
promocional na compra de um pack com quatro latas do tradicional
produto. Esta foi a primeira vez na história que a camponesa saiu das
embalagens para virar um brinquedo. Recentemente, em 2009, a empresa
colocou no mercado uma edição histórica que resgatava cinco embalagens
históricas dos anos de 1937, 1946, 1957, 1970 e 1983.
Os nomes
O tradicional produto da empresa suíça é comercializando globalmente
adotando três nomes diferentes: MILKMAID (países de língua inglesa), LA
LECHERA (países de língua espanhola) eLEITE MOÇA (no Brasil). A
identidade visual da marca é padronizada, mudando apenas o nome.
Os slogans
Escolha Ser Feliz de Verdade. (2009)
Leite Moça, as maravilhas de sempre. (2007)
Fazendo maravilhas desde 1921. (2003)
Você faz maravilhas com Leite Moça. (1980)
Leite Moça faz sua vida mais gostosa. (1969)
A marca no mundo
Os produtos da marca, cujo carro chefe é o leite condensado, estão
presentes em mais de 80 países ao redor do mundo, com forte presença no
Brasil, maior mercado consumidor do LEITE MOÇA. Presente na maioria dos
lares, o produto virou sinônimo de categoria e sua marca tornou-se uma
das mais fortes entre os produtos alimentícios no Brasil. É a marca que
mais investe em marketing e comunicação na categoria de leite
condensado, sendo também a que mais inova e difunde os diversos e
deliciosos usos do produto. Segundo estatísticas da própria Nestlé, são
consumidas por segundo no Brasil aproximadamente oito latas de LEITE
MOÇA.
Você sabia?
● Ao longo dos anos, campanhas de comunicação como “Bateu – Tomou”,
“Baticum” e “Uma Doce Canção”, obtiveram grande sucesso e ótima
repercussão junto ao consumidor brasileiro.
Fonte: Mundo das Marcas
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