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domingo, 30 de outubro de 2016

O "Evangelho" Segundo o Yôga - um pequeno resumo sobre yôga - Fé hindu



"... Yôga significa literalmente unir o eu inferior com o eu mais elevado, o sujeito com o objeto, o adorador com Deus [Brahma]."
O yôga representa uma versão da salvação que define o "evangelho" não como a redenção do pecado, mas como a compreensão que um eu oculto e interior é "deus". Isto dá uma sensação de imortalidade, que, eles acreditam, garante liberdade da roda da reencarnação à medida que a pessoa transcende a consciência da existência material.
O sábio védico Patanjali sistematizou o yôga clássico por volta do ano 150 DC em seu Yoga Sutras como um caminho de oito braços (Ashtanga) para a absorção mística na divindade

Como Funciona

Hatha Yôga tem o objetivo de despertar o "Corpo Sutil", um eu transcendente que surge a partir de dentro para assumir o controle do corpo físico e da mente racional por meio da união de Shakti e Shiva. Isto não é força ou poder do Espírito Santo, mas de anjos caídos que usam a máscara da energia divina das divindades hindus (veja 1 Coríntios 10:19-20).
o yôga seja apresentado como um programa de exercícios físicos "espiritual, porém não religioso", ele realmente funciona como um lento processo de condicionamento que amacia as sensibilidades em relação à filosofia religiosa hindu da Vedanta, [3] que substitui a distinção entre Criador e criação pela versão hindu de "deus" como um oceano de divindade universal e impessoal — um tipo de força, energia ou essência — chamada Brahma.


De acordo com a teoria de Hatha Yôga, o corpo físico e a mente racional obscurecem um não-corpóreo e interior Corpo Sutil, conceitualizado como uma matriz de canais de energia psíquica (nadis), que passam pela coluna vertebral para formar centros de energia chamados de chakras. A teoria diz que a deusa-serpente Shakti/Kundalini está enrolada e adormecida na base da coluna, até que seja ativada pelas posturas do yôga, ou das técnicas de respiração e de meditação. À medida que a serpente se levanta, ela abre os chakras como lótus de iluminação, silenciando progressivamente a mente e colocando-a em passividade, à medida que as distinções sujeito/objeto começam a desaparecer. O processo culmina com a união de Shakti/Kundalini e Shiva no chakra da coroa, acima da cabeça. Neste ponto, o Corpo Sutil é entendido como o Eu Divino, indicando que o praticante de yôga está sob o controle total da consciência de Shakti/Shiva no estado místico de suprema felicidade andrógina chamada samadhi.
Seguindo a filosofia védica do yôga, as posturas têm o objetivo de encarnar os deuses, incorporar o poder dos animais sagrados e experimentar a unidade com o cosmos divino. Mircea Eliade elucida: "O yogin fica diante tanto de um Cosmos quanto de um panteão, ele encarna em seu próprio corpo tanto Shiva quanto Shakti." [11].
Uma postura bastante comum ilustra o ponto. Ao realizar a postura "Senhor da Dança", o praticante de yôga (chamado de yogi) assume a forma da divindade hindu Shiva, quando ele dança a destruição sobre a "ignorância" das distinções sujeito/objeto, unindo os opostos em uma consciência mais esclarecida de divindade universal. A postura representa uma transição radical em cosmovisão, de adorar o Criador para adorar a criação.
Como o yôga foi desenvolvido como o "evangelho" hindu do Eu Divino, precisamos compreender como sua prática veio a ter tão grande influência no Ocidente.
Para fazermos isso, precisamos compreender Krishnamacharya, o homem que recebe os créditos de ser o pai do yôga postural moderno. Durante os anos 1930s e 1940s, sob o patrocínio do raja de Mysore, Krishnamacharya incorporou elementos da ginástica britânica e luta livre indiana em sua prática de yôga. [12]. Muitos afirmam que esse período marca o advento do yôga como um programa não-religioso para alongamento e desenvolvimento físico, destinado unicamente para benefícios terapêuticos na saúde, que é um grande argumento para a prática livre do yôga para qualquer um, independente de suas crenças religiosas.
Mas, Krishnamacharya era um erudito nos Vedas e um hindu profundamente devoto da casta sacerdotal dos brâmanes, que adorava o ídolo de Hayagriva, o avatar com cabeça de cavalo da divindade hindu Vishnu. [13] Quando fez uso de outras fontes, ele adaptou aquilo no estilo de yôga [14] para o propósito expresso de expandir as técnicas religiosas para a união com o espírito universal. Na verdade, as aulas de yôga dele eram realmente aulas de religião e cada uma delas iniciava com orações às divindades hindus antes do treinamento religioso de seus alunos. Os tópicos cobriam o caminho de oito braços de Patanjali para o samadhi (a absorção na divindade para escapar da reencarnação), rituais védicos, puja (adoração ritual) diária, a entonação apropriada para a repetição dos mantras védicos, o despertar da serpente Kundalini e a abertura dos chakras para a iluminação. Ao ensinar as posturas (asanas) aos seus alunos, Krishnamacharya insistia que eles primeiro oferecessem preces para bendizer Adisesha, a divindade-serpente de mil cabeças da mitologia hindu, para assegurar que eles seriam bem-sucedidos. [15].
Todos os aspectos de sua instrução em yôga eram dirigidos por sua fé hindu.
Entre os mais influentes e bem-conhecidos devotos de Krishnamacharya estavam discípulos como B. K. S. Iyengar (fotografia abaixo) e K. Pattabhi Jois, ambos hindus devotos da casta dos brâmanes.


nota de Mônica Michielin: Querido amigo e querida amiga que pratica yôga, seja você servo de Jesus ou não, páre de praticar a yôga, acredite, eu conheço bem este mundo da yôga, saia daí correndo, yôga tem as mesmas bases da feitiçaria indiana e entregue a tua vida ao Senhor Jesus, Ele te ama muito!!!!

 


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Isaías 40 - 1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. 2 Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados. 3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. 4 Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. 5 E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse. 6 Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. 7 Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. 8 Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. 9 Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. 10 Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face. 11 Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente. 12 Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças? 13 Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou? 14 Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento? 15 Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima. 16 Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos. 17 Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã. 18 A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis? 19 O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata. 20 O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover. 21 Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra? 22 Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar; 23 O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra. 24 E mal se tem plantado, mal se tem semeado, e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, já se secam, quando ele sopra sobre eles, e um tufão os leva como a pragana. 25 A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo. 26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará. 27 Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. 29 Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; 31 Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

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